top of page
Foto do escritorLuiz Moraes

Empresas japonesas NÃO FAZEM 5S's


Trabalhei muitos anos em uma empresa multinacional Japonesa e pude desfrutar da educação e suas metodologias de controle e melhoria de produção/qualidade. Através da cultura, pude também certificar que em matéria de disciplina, e de cuidar das pessoas os japoneses são eficientes. Certa vez me deparei com um dos Japoneses diretores e conversando sobre 5S na empresa o mesmo explanou; No Japão não fazemos 5S!!, perplexo falei, como não? calmamente o mesmo explicou que; o Senso da Saúde e Higiene ( Seiketsu) já aprendemos desde pequeninos, nas escolas limpando salas, banheiros e etc. Mantemos o ambiente saudável e limpo para uma melhor convivência para nós e para os outros. Pensamos na saúde física e mental dos nossos próximos. O Senso da Disciplina ( Shitsuke) também é aprendido desde a infância quando devemos respeitar os direitos dos outros, as normas, as leis e mantermos as coisas como elas foram definidas. Levamos esses dois sensos para as empresas automaticamente e desta forma ficando mais fácil de realizar os outros 3 sensos; Utilização, Organização, limpeza (Seiri, Seiton, Seisou).
Realmente foi uma visão diferente da aplicação do 5S em uma empresa japonesa. Nas empresas que visito e que já trabalhei aqui no Brasil, vemos a dificuldades da aplicabilidade do 5s por um dos sensos. O senso da DISCIPLINA é o mais difícil de se manter, justamente por nossa cultura. Precisamos aprender muito ainda para realmente termos a filosofia do 5S implantada em nossas mentes.


“Somente quando os integrantes sentirem prazer por terem construído um local de trabalho digno e se dispuserem a melhorá-lo continuamente ter-se-á compreendido a verdadeira essência dos 5S”.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page